sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Notícias do Padre Gilberto sobre Nova Friburgo


Gisele, Paz!
Estamos saindo do primeiro momento, o emergencial, onde a sociedade civil unida aos órgãos competentes fizeram muito bem o seu trabalho: Marinha, aeronáutica, corpo de bombeiros, exército, defesa civil, voluntários e, especialmente, as comunidades. Salvaram pessoas, resgataram corpos, arregadaram  em distribuíram alimentos e materiais de higiene. transferiram dezenas de centenas de feridos, sepultaram centenas de mortos, vitimados pela tragédia.
A cidade é ainda um campo de guerra, agora sem a presença dos caminhões e veículos das forças armadas, mas das máquinas e caminhões removendo barro e muita terra. Consertando e reconstruindo o abastecimento de água e esgotamento da água, removendo famílias das áreas de risco, auxiliando os desabrigados nos abrigos e casas de amigos.
O Colégio Anchieta não pôde fazer o seu papel neste momento pois estava também invadido por uma avalanche de lama que impedia a chegada ao local. Toda a rua estava tomada por metro e meio de lama e nossas portarias estavam cobertas por um monte de escombros descidos das montanhas, incomunicavéis, ilhados, foi assim que o colégio viveu estes primeiros dias.
Muitos outros locais serviram para centro de abastecimento e distribuição e acolhimento das pessoas. Aqui não pudemos colaborar devido ao impedimento das passagens e ao próprio prédio (o primário, destruído toda a metade do prédio que foi devorado pela lama e por escombros) que está ainda em condição deplorável, seus arredores. As quadras estão com todas cobertas de lama até à cintura. É assim que aos poucos tudo isso vai sendo descortinado e vamos retomando a caminhada.
As aulas devem ter início nos meados de fereverio.
E vamos pensar agora o nosso papel, até mesmo de abrir aqui um centro de atendimento com alimentos, roupas, produtos de limpeza que podem, ao longo do ano, serem distribuídos pelas inúmeras famílias que, pobres ou perderam tudo, não podem comprar. Assim que tudo tiver mais assentado, falo com você.
Abraço forte,
Gilberto,sj.

Um comentário:

  1. P. Gilberto,
    Que Deus acompanhe essa luta, que não abandone os lutadores e proteja a todos, com força, garra e determinação. Daqui, enviamos nossas orações.
    Saudades, Jane

    ResponderExcluir