quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Amigos e amigas, próximo domingo é a festa da "Sagrada Família". Segue sugestão para preparar-se para este dia. Um abraço a todos Pe. Adroaldo sj



COMO INTEGRAR “JERUSALÉM-NAZARÉ” NO AMBIENTE FAMILIAR?

“Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém... Jesus desceu com seus pais para Nazaré (Lc. 2)

O Evangelho de hoje relata a segunda visita de Jesus ao templo em Jerusalém (a primeira foi por ocasião da circuncisão). Trata-se do seu ingresso oficial na comunidade hebraica, inaugurando sua maioridade.
Em Jerusalém, no templo, Jesus adolescente realiza seu primeiro e solene ato de revelação.
É nessa ocasião que Ele pronuncia as primeiras palavras registradas pelos evangelhos. E a primeira pala-vra, na prática, é “Pai”, dirigida a Deus; “Pai” será também a última palavra pronunciada por Jesus, ainda em Jerusalém, mas no novo templo do Calvário: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc. 23,46).
Nas primeiras palavras de Jesus temos a afirmação condensada do que foi a sua vida, a revelação do seu mistério mais profundo. A relação com o Pai é aquela que determina todas as suas atitudes e ações.
Para Jesus é uma “necessidade” realizar na história concreta de sua vida o desígnio salvífico do Pai. Ela tem uma prioridade absoluta. Sobrepõe-se a todos os outros deveres, inclusive ao dever sagrado da pieda-de para com os pais. Porque não se pertence a si mesmo, Jesus também não pertence a seus pais terres-tres. Ele – sua pessoa, sua vida e sua missão – pertencem inteiramente ao Pai.
Estas primeiras palavras de Jesus nos revelam onde está o centro de sua identidade e de sua missão: na escuta atenta e na comunhão com o Pai.

Jesus voltará a Jerusalém outras vezes; aí vai morrer e ressuscitar, porque Jerusalém é o sinal da vida e da morte, das lágrimas e da beleza, do sangue e da luz.
Em Jerusalém, Jesus encontrará alegria e dor, morte e vida, acolhimento e rejeição.
Jerusalém é a cidade da história humana e da história salvífica: lá está a “casa” do templo, a “casa” do Senhor, e a “casa” da dinastia de Davi, da qual descende o Cristo.
Na “perda e encontro” de Jesus no Templo se condensa toda sua vida, que é buscar a Vontade do Pai.

De Jerusalém a Nazaré: dois espaços geográficos que integram a missão de Jesus.
Nazaré, um lugar desconhecido e insignificante, mas reconhecido pelos profetas, protegido pela Antiga Aliança. Nazaré está no traçado do retorno-êxodo de Jesus do Egito.
Enfim, de modo mais específico, Ele vai morar “numa cidade chamada Nazaré”. Nazaré é o sinal da epifania de Deus na rotina do dia-a-dia, é o sinal da palavra divina escondida nas vestes humildes da vida simples; é a escuta atenta ao pai que fala na simplicidade dos atos e das pequenas coisas, próprios de um ambiente familiar.

Jesus nos convida a entrar em sua casa para aprender d’Ele e com Ele os valores do Evangelho.
É difícil compreender a “normalidade” da vida de Jesus Cristo; parece até que o Reino não tem exigênci-
as sobre a sua Vida. Identificando-se com a vida de todo mundo mostrava que a salvação não consistia em coisas extraordinárias e em gestos fantásticos, mas na adoração do Pai em espírito e verdade”.
Jesus gasta praticamente toda sua Vida nesta humilde condição; passou desapercebido como Messias.
         O Reino se revela no pequeno, no anônimo e não no espetacular, no grandioso.
         Ele está misteriosamente se realizando entre nós.
Podemos dizer que esta página é, em certo sentido, a apologética do cotidiano, das horas, dos meses, dos anos escondidos, da vida monótona, provinciana, não-escrita, de Jesus.
Para o plano de Deus é importante inclusive quem vive em Nazaré, de onde não pode vir nada de bom ou que seja digno de ficar registrado nos anais da história.

Essa atenção à simplicidade do cotidiano, à natureza da Galiléia, à mensagem que Deus esconde nas pessoas, nas coisas, nas horas, na natureza... é uma constante na pregação de Jesus.
Tanto em Nazaré quanto na vida pública, Jesus nos comunica uma profunda união com o Pai. Jesus recorre em seu íntimo ao Pai, numa oração confiante e de entrega.
Jesus sente quando o Pai o chama a mudar o estilo de vida escondido. Ele está atento aos “sinais dos tempos e sabe discernir nesses sinais a Vontade do Pai que o chama a mudar de caminho, a deixar sua terra, a lançar-se numa aventura. Começa uma vida itinerante, missionária, despojado de tudo.

A vida de Nazaré coloca os critérios evangélicos na nossa cabeça e no nosso coração.
A vida de Nazaré chega à nossa vida em muitos momentos (serviços ocultos, doença, rotina...). Nazaré pode transformar-se em Jerusalém quando, quem a habita, deixa-se possuir pela totalidade do amor no coração. A vida oculta” coloca em evidência nossas motivações e nossos valores mais profundos.

É a importância do não importante.  O importante é ser significativo e não importante!
Jesus nos ensina, em Nazaré, o valor das coisas corriqueiras, quando são feitas com dedicação e carinho.
É uma teologia do trabalho! O fazer, seja qual for, segundo suas motivações, é redentor!
Não são as coisas que nos fazem importantes, mas nós que fazemos qualquer coisa ser importante!  
É o sentido que damos à nossa vida e à nossa ação que fazem com que estas sejam significativas ou não.
Somos nós que damos significado às coisas e não o contrário!
Quando são “as coisas importantes” que nos fazem importante, e se “essas coisas”, um dia desapare-cem, parece como se a própria vida  perdesse seu  sentido. Na escola da vida, Jesus também foi aprendiz.
Aprender é consequência básica da dinâmica da Encarnação. Lucas o confirma:
                “Jesus crescia em sabedoria e em graça, diante de Deus e diante dos homens” (Lc. 2,40.50).


Portanto, Jesus viveu a vida como um processo lento e progressivo, a partir da própria condição humana no meio dos seus, no meio do povo e em vista do Reino de Deus, graças a uma criatividade transformadora.
                      
Texto bíblico:  Lc. 2,41-52

Na oração: viva em sua família a grandeza de ser plenamente humano;
                    descubra o significado profundo da vida cotidiana mais sim-ples: trabalhos, relações, família... O ambiente familiar, quando espaço humanizador, integra a vida cotidiana de Nazaré com os desafios de Jerusalém (família que se alarga, sai de si, se compromete, abre-se a causas humanas...)
Na vida de todos nós há momentos em que Deus intervém, tirando-nos de Nazaré para a vida pública (Jerusalém). Ainda que o itinerário de Na-zaré pareça pobre, se o percorremos com fidelidade e amor, ele se insere no projeto de Deus, fica iluminado e nos impulsiona a ter amplos hori-zontes.
Para atravessar a Nazaré cotidiana é preciso aprender a dimensão perfeita do amor, que é doação silenciosa, é oblação alegre e livre.
     
* como é sua família? Vive comprometida buscando uma sociedade melhor e mais humana, ou fechada exclusivamente em seus próprios interesses? Educa para a solidariedade, a paz, a sensibilidade para com os necessitados... ou só ensina a viver para o consumo insaciável, o máximo lucro e o esquecimento dos outros?
* No seu ambiente familiar cuida-se da fé, dos valores do Evangelho... ou se favorece apenas um estilo de vida superficial, sem metas nem ideais...? É espaço instigante, de crescimento, aberto ao novo e diferente... ou ambiente atrofiante, sufocante...?

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