segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Companheiros e companheiras, Estou enviando o primeiro roteiro de oração da Novena de Natal deste ano, 2014. No ano passado, fizemos o trajeto do Advento rezando com o Papa Francisco. A ideia, este ano, é fazer a caminhada rumo a Belém na companhia de Francisco de Assis e Inácio de Loyola. Os dois, fontes de Espiritualidades fundantes no Cristianismo, além de absolutamente atuais, podem nos ajudar a ir ao encontro de Jesus, conhecê-lo mais e amá-lo melhor. Boa caminhada a todos. Eduardo Machado

Novena de Natal 2014
À espera do Senhor, com Francisco e Inácio
1° dia
“Busca e encontro”
_________________________________________________________________________________
            Canto de acolhida  -  Oração de São Francisco
_________________________________________________________________________________
            Oração inicial
            Senhor, nosso Deus, que inspirastes no coração de Francisco de Assis e de Inácio de Loyola, um amor apaixonado por vossas criaturas, fazei que possamos revelar no cotidiano, por sonhos, desejos, palavras e gestos, a centelha divina que nos faz imagem e semelhança da Trindade e sermos, assim como Francisco e Inácio, sinal vivo da presença do vosso amor no meio dos homens, nossos irmãos, em especial entre aqueles que mais necessitam desse amor.
            Amém.
_________________________________________________________________________________
            Leitura do dia: Mateus 1,23-24
            “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco”.
            Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor lhe havia dito: levou Maria para sua casa.            Palavra da Salvação.
            Todos: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens e mulheres por Ele sempre amados.
_________________________________________________________________________________
            Meditação:
Apresentando Francisco
Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante, que seguidamente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias.
Os padres de São Jorge lhe deram esmerada formação e educação cristã. Mas o caráter e as melhores qualidades vieram da mãe: meiga e firme, cristã fervorosa, toda dedicada à família.
Cedo, o garoto Francisco aprendeu do pai a arte do comércio que manejava com inteligência e proveito. Mas era um jovem alegre, amante da música e das festas e, com muito dinheiro para gastar, tornou-se rapidamente um ídolo entre seus companheiros. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para as belas damas de sua cidade.
Francisco era o líder da juventude de sua cidade. Num dos conflitos, comuns naquele tempo, partiu para a guerra contra Peruggia, onde foi derrotado. Prisioneiro, o clima insalubre da prisão, agravado pelos prolongados meses de inverno o prostram, vítima de uma grave enfermidade. Depois de longos meses de sofrimento, sem poder sair da cama, finalmente começou a melhorar.
Aos poucos, após lenta e dolorosa recuperação, Francisco não era mais o mesmo Francisco. Sentiu-se diferente, sem poder compreender o porquê. A verdade é que a humilhação e o sofrimento da prisão, somados ao enfraquecimento causado pela doença, provocaram profundas mudanças no jovem Francisco, que passou a meditar sobre a vida que vivera até ali e o que realmente seu coração buscava e queria. A dúvida foi o caminho que Deus escolheu para entrar mais profundamente em sua vida. Na fragilidade humana, manifestou-se a grandeza do amor de Deus.
Apresentando Inácio:
Quando Iñigo de Loyola nasceu, em 1491, Leonardo Da Vinci tinha 39 anos, Erasmo de Rotterdam 25 anos, Maquiavel vinte e dois, Copérnico dezoito, Michelangelo dezesseis, Thomas Morus onze, Lutero oito. Em 1492, quando Iñigo ensaiava os primeiros passos, Cristóvão Colombo partia para a ventura de “descobrir” a América, abrindo ao mundo novas fronteiras e oferecendo aos soberanos católicos da Espanha, riquezas aparentemente ilimitadas.
A infância de Iñigo de Loyola pertence ao séc. XV, ainda marcada pela mentalidade feudal, mas ele cresce numa realidade já iluminada pela nascente alvorada do Humanismo, do Renascimento. Sua juventude e idade madura recebem em cheio o impacto doo séc. XVI. É nesse contexto, onde quase tudo estremece ou germina, que entra em campo o filho dos senhores de Loyola.
Orgulhoso, ansioso por façanhas militares a serviço do seu rei, ele lidera a guarnição de Pamplona atacada por forças francesas, em 20 de março de 1521, quando uma bombarda de canhão explode na muralha ao seu lado e o fere gravemente. É levado pelos franceses até sua casa em cima de uma mula, onde passa por dolorosas cirurgias. A longa recuperação em Loyola o faz buscar livros para matar o tédio e para aliviar as torturas da reabilitação...
Essa é a mediação histórica de que Deus se valeu para irromper naquela vida. Tudo começa a ser percebido como novo: “...lhe pareciam novas todas as coisas”.
Inácio é um homem da mudança, da transição no tempo, dos tempos novos, agitados, turbulentos,de transbordantes novidades que punham em questão tudo o que se conhecia até então.  E ele não se fechou a esse novo, ao contrário abriu-se a ele. Começou por contemplar a si mesmo, sua condição, seus desejos e sentimentos. Descobre, aí, a possibilidade e o convite a ser um novo homem, redefinindo seu lugar no universo e sua relação com Deus.
_________________________________________________________________________________
         Partilha da Palavra: “Palavra é a ponte onde o amor vai e vem...”
           
Que diferenças e semelhanças percebo em Francisco e Inácio?
                       
                                Que sentimentos vem ao meu coração, ao contemplar a vida desses santos?
_________________________________________________________________________________
         Preces da Comunidade
_________________________________________________________________________________
         Oração final
Senhor nosso Deus, que, por ser amor, quis ser Trindade, e que, por ser Trindade é, desde sempre, família; abençoa nossas famílias.
Abençoa a cada um de nós que inicia hoje essa caminhada.
Semeia em nosso coração os dons da fé, da esperança e da caridade. E que os frutos sejam abundantes na seara da nossa vida.
Ensina-nos a crer para ver. E que, vendo e crendo, tenhamos a coragem de ser testemunhas do vosso amor, assim como vossos servos, Francisco e Inácio, com quem e por quem rezamos a vós.
Abençoa nossa comunidade e a cada um de nós, ensinando-nos a amar como nos amas, sem cobranças ou condições, a não ser o próprio amor. Amém!
Canto final – Oração de Santo Inácio
_________________________________________________________________________________
- Para rezar até o 2°encontro: Lucas 1,26-38
                                                                                                                                
Eduardo Machado
Setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário