segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Convite do Padre Adroaldo

CAP ITINERANTE

Curso de Capacitação para Orientadores e Acompanhantes de Exercícios Espirituais

É muito animador perceber que há uma crescente demanda de Exercícios Espirituais no atual contexto social e eclesial da América Latina. Reconhecemos que a metodologia inaciana dos EE é uma expressão privilegiada de renovação espiritual-apostólica, pois ajuda a pessoa a encontrar sentido para a própria existência, favorece seu amadurecimento humano em todas as dimensões, levando-a a descobrir como caminho de realização(através do discernimento), a entrega aos demais no seguimento e identificação com Jesus Cristo.

Muitos dos que viveram tal experiência, sentem-se movidos em colaborar neste ministério do acompanhamento espiritual. “A vocação de acompanhante está enraizada na atitude cristã fundamental de ‘estar ao lado’, de ‘apoiar’ aos irmãos e irmãs. Esta atitude é reforçada pela necessidade que se sente de comunicar aos outros o dom recebido e de fazê-lo, precisamente, através do mesmo caminho pelo qual lhe foi concedido: os Exercícios. Esta vocação de acompanhante de outros irmãos e irmãs na fé é cada vez mais necessária e decisiva na Igreja latino-americana” (EE na AL, n. 121).
Para isso, é preciso fortalecer o ministério dos Exercícios, incrementar a formação na espiritua-lidade inaciana e propor um processo de capacitação para uma apropriação pessoal da proposta inaciana.

Nesse sentido, a finalidade do Cap Itinerante é a capacitação de pessoas para a orientação e acompanhamento dos Exercícios Espirituais, desde que mostrem as qualidades e o carisma necessários para esse serviço. O CAP quer ser uma contribuição à formação de autênticos(as) discípulos(as) missionários(as) que possam, por sua vez, ajudar a outros a viverem a experiência fundante do discipulado, o encontro pessoal com Jesus Cristo e com seu Projeto.
Trata-se de um ministério muito importante na Igreja, especialmente nesse tempo em que vivemos, após a V Conferência do Episcopado em Aparecida, em que nossos Bispos insistem na formação espiritual do discípulo-missionário.

Esta iniciativa é a concretização da Ação Estratégica 10 do Plano Apostólico da Província Centro-Leste dos jesuítas: “criar uma equipe itinerante de formação de acompanhantes de Exercícios Espirituais com jesuítas e colaboradores, capaz de atender às diversas necessidades de obras e grupos na Província”.
Da mesma forma, esta iniciativa vem responder a uma das prioridades da CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina): “Compartilhar a riqueza de nossa espiritualidade, especialmente por meio dos Exercícios Espirituais, para alimentar uma experiência encarnada de Deus nas pessoas e comunidades cristãs, contribuindo assim com o processo de evangelização ao qual nos chama Aparecida”.

São destinatárias do curso pessoas que já fizeram os Exercícios Espirituais completos em alguma de suas modalidades (30 dias seguidos, ou em etapas, ou EVC), que desejam aprofundar a própria experiência e capacitar-se para ajudar outras pessoas como acompanhantes ou orientadores “em nosso modo de dar os Exercícios hoje”: iniciação à oração; acompanhamento pessoal dentro ou fora dos EE; grupos de oração; orientação de pré-EE ou EE segundo a anotação 18 (adaptações como EE breves, EE de 6 ou 8 dias) e anotação19 (EVC).

Partindo da modalidade CAP I, que já vem sendo realizada, há vários anos, pela equipe do CEI de Itaici e em regime de tempo integral, o CAP Itinerante está dividido em 5 etapas, correspondendo a 5 finais de semana, durante um ano.
Pretende-se dar uma visão global e profunda da proposta dos EE, percorrendo todas as suas etapas (Semanas), bem como uma melhor compreensão do método e dos modos e maneiras de orar, para que o participante possa perceber e utilizar adequadamente a pedagogia dos EE.
A metodologia inclui, além de algumas exposições, oração pessoal e partilhada, tempo para leituras complementares a serem trabalhados e algumas dinâmicas. Devem ser adaptados a cada realidade no referente ao horário e a outros aspectos.
Entre uma etapa e outra há um razoável espaço de tempo para estudo, partilha e experiências em grupo, se possível (será indicada uma bibliografia para aprofundamento e textos para oração, após cada etapa).
Local: Casa da Santíssima Trindade-Belo Horizonte.
A data dessa primeira etapa é 24, 25 e 26 de fevereiro. 
As outras são:
Abril: 27 a 29
Junho: 22 a 24
Setembro: 21 a 23
Novembro: 30 a 2 de dezembro, e serão feitas novas inscrições antes de cada uma.
O número de vagas é de 60 pessoas. O critério para a participação no CAP é de que  a(o) interessada(o) deve ter experimentado alguma modalidade de Exercícios Espirituais, como EE de mês, ou em etapas, ou de 8 dias, ou EVC.

Não poderá haver falta, levando em conta que há uma sequência, uma metodologia  e haverá material para leitura e estudo entre as etapas. Casos especiais poderão ser analisados.
Ainda não temos o valor total, o inicial é de R$ 160,00  o fim de semana, acrescido do valor da passagem do instrutor, q será rateado entre todos os participantes. 

    Informações com a Jane:
    Res - 3332 3755
Com - 3348 2104, 3348 2323, 3348 2345, 3348 2167;
Cel - 9971 0379.

Nenhum comentário:

Postar um comentário