sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Novena 2010 - 8º dia

NOVENA DE NATAL 2010
- construindo o Presépio para acolher Jesus –
8° dia




Oração de Acolhida

Senhor nosso Deus, que nos visitas assim, Menino.
Dá-nos aprender de vós a simplicidade
Que se faz brilho e beleza,
A fragilidade que se faz força e poder,
A serenidade que se faz ternura,
A quietude que se faz paciência

Transforma nosso coração em manjedoura
Que nossos braços e mãos possam ser, como os de Maria
Aconchego e cuidado com todos os meninos e meninas
De todas as idades, do mundo todo
Em especial os que nascem e vivem perto de nós

Que nosso olhar seja como o de José
Sereno e firme
Livre e confiante
Sabendo exatamente o que deve e precisa ser feito
Para o Natal, de verdade, acontecer.

Ilumina nosso caminho com o brilho da vossa estrela
Inspira em nosso coração a generosidade dos magos
A hospitalidade dos pastores
O calor dos animais que, na sua irracionalidade
Foram testemunhas silenciosas do milagre maior

Deus se fez um de nós
A eternidade vestiu-se de Tempo
O Todo Poderoso mergulhou em nossa limitada humanidade
E o Universo se fez Altar.

Diante da humildade do Presépio podemos vislumbrar em nós, com Ele
As centelhas de divindade que refulgem em nossa alma
Desde o Gênesis

Amém!
_______________________________________________________________________________


Meditação do 0itavo dia – “A lista dos presentes...”

“Quando os magos entraram, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres e ofereceram presentes ao menino; ouro, incenso e mirra...”
Mateus 2,11





Listas

Tem gente que tem mania de fazer listas. Se há uma viagem programada, olha a lista da bagagem ao lado da mala. Uma festa? Lista de convidados, dos ingredientes do jantar, lista até de quem não convidar.
São terríveis as discussões, angústias e aflições diante das listas de casamento, porque aí entram em choque as listas da família do noivo e da noiva. Matrimônios já começaram a desmoronar na confecção da lista dos padrinhos e convidados.
Há listas mais dramáticas: fim de ano nas empresas costuma ser época de reunião da diretoria para definir a lista dos demitíveis. E ainda mais. O filme “A lista de Shindler” conta a história real de uma empresário alemão que salvou, com uma lista, centenas de judeus destinados pelos nazistas à câmara de gás.
Por falar em filme e listas, queria sugerir outro cujo título original é “The Bucket List”, (A lista da bota que aqui no Brasil ganhou o título “Antes de partir). Ele conta a história de Carter Chambers (interpretado por Morgan Freeman), um pai de família comum, que há 46 anos trabalha como mecânico quando descobre que está com câncer. Internado em um hospital, tem como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um empresário milionário que vem a ser o dono do hospital.
Do alto dos seus milhões, Edward deseja um quarto só para si, mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido sob pena de afetar a imagem dos seus negócios.
Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter.
O mecânico, reflexivo diante da idéia da morte, decide escrever a sua "lista da bota", algo que um professor de filosofia lhe passou como trabalho décadas atrás. A tarefa consistia em listar coisas, experiências, desejos que você gostaria de realizar antes de morrer, antes de “bater as botas”.
Ao tomar conhecimento da lista de Carter, Edward acrescenta a ela os seus próprios desejos e propõe que eles os realizem juntos, o que leva ambos a uma viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.
A idéia não chega a ser original, o roteiro em alguns momentos é previsível, algumas situações transitam na perigosa fronteira entre o clichê e o pieguismo, mas o filme, a partir da interpretação dos dois, torna-se irresistível, chegando a momentos de rara sensibilidade e ternura, como quando Edward realiza o desejo de beijar a mulher mais linda do mundo, um dos itens da lista.
Ao final da sessão, é inevitável: todo mundo sai do cinema (ou do sofá), pensando em sua própria lista: 10 desejos a realizar antes de partir...
Quando me vi diante desse desafio a primeira coisa que pensei foi: 10 desejos é muita coisa!
Gênios da lâmpada, em geral oferecem três desejos. Fica mais fácil, até porque muita gente escolhe, logo de cara, ganhar sozinho na Mega Sena da Virada, o que vai facilitar a realização de boa parte da lista.
Mas e os desejos que o dinheiro não resolve? E aqueles que não serão conquistados num passe de mágica?
Desejo, na verdade, é construção. E nem tudo pode ser construído apenas com uma boa conta bancária...
Sei de pais e mães que desejariam a saúde de um filho. Grana pode garantir médicos competentes, hospitais bem aparelhados, remédios de última geração. No filme, os dois tinham tudo isso (Edward era dono do hospital). O câncer ignorou os dólares e manteve o encontro marcado com eles...
Sei de homens e mulheres que desejariam ardentemente ter ao seu lado, de novo, a pessoa amada. Grana pode colocar um corpo para ocupar o lugar vazio na cama, mas não trará a ternura, a confiança, a admiração, a cumplicidade, a conversa doméstica, a aventura de um fim de semana juntos, essas coisas simples que construímos no cotidiano e que fazem um homem e uma mulher se sentirem companheiros...
Sei de pessoas que pediriam apenas uma noite de sono, em paz. Outras para quem bastaria eliminar as obrigações com hora marcada, a agonia no trânsito, o mau humor do chefe, a tirania do consumo, a ansiedade opressiva do mundo que quer as coisas pra já quando eu as estou querendo para sempre...
Penso em tudo isso e pergunto ao meu coração: e você companheiro, que desejos quer realizar antes de partir? (lembrando que não estou com nenhuma pressa...)
Penso, reflito e minha lista vai emagrecendo. Já conquistei tanto, já realizei demais. Às vezes tenho a impressão de que, ao invés de ganhar uma bolada, de uma vez, na loteria, a vida resolveu me dar o “pão nosso de cada dia”, o suficiente para cada amanhecer e anoitecer...
E agora, que estou partindo para ir ao encontro do Menino ( e todos estamo sempre a caminho...), vejo-me diante de uma caneta e uma folha de papel. O convite é fazer uma lista: o que levar? Ouro, incenso e mirra Ele já tem?

O que posso lhe dar?

Eduardo Machado



Minha lista...

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário