quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Essa novena foi organizada pelo amigo Eduardo Machado e vou colocando os textos aos poucos, ok?






 
Canto de Acolhida






Semente do Amanhã

Gonzaguinha


Ontem um menino que brincava me falou
que hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!
Nós podemos tudo,
Nós podemos MAGIS
Vamos lá fazer o que será
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dirigente: Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Bendito seja Deus, Pai que nos reúne pela força do seu Espírito, no amor de Jesus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leitura do dia: Lucas 7, 1-10

O oficial merece que lhe faças esse favor, porque ele estima o nosso povo, e até construiu uma sinagoga para nós”.
Senhor, não te incomodes, pois eu não sou digno de que entres em minha casa; nem sequer me atrevi a ir pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu empregado ficará curado. Pois eu também estou sob a autoridade de oficiais superiores, e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: , e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem; e ao meu empregado: Faça isso, e ele o faz”.


Partilha da Palavra

 

Para aprofundar: FÉ: Crer para Ver


            “Tentei encontrá-lo na Cruz. Ele não estava. Fui aos templos hindus e não pude achar nenhum traço dele. Procurei-o nas montanhas e nos vales. Nem nos lugares mais altos ou nos mais profundos em consegui vê-lo. Fui em peregrinação a Meca. Na Kaaba Ele também não estava. Perguntei aos sábios e aos filósofos. Estava acima do entendimento deles. Então, eu “olhei” no meu coração. Era lá que Ele morava – e era muito fácil falar com Ele.”                                                                    (Jalaludim Rumi).
É comum o ser humano viver afastado do mistério da Criação, do grande mistério da vida e da morte, da vertigem do Infinito... e “perder o melhor da festa”, ou seja, passa pela vida como um turista tolo, devorador de quilômetros, de olho no mapa, sem “olhar” para a paisagem.
Ter é encarar o mistério, e se encantar com ele...
A é um “encantamento” e um “mergulho” confiante no infinito Amor de Deus, que aos poucos se manifesta a quem decide acolhê-lo com amor. E esta manifestação se realiza nas coisas simples da vida.
             Fé e encantamento andam sempre juntas.
Ter não é ter certeza absoluta; é estar aberto aos desafios que a vida nos apresenta em confronto com nossa consciência e com a Palavra de Deus.  Não existem respostas prontas.
A provoca questionamentos, perguntas, apresenta pistas, convida a uma ampla reflexão, a um profundo mergulho no mais íntimo de cada um de nós, para que, através de nossas experiências, encontremos nossas próprias respostas.
A experiência bíblica de Deus se caracteriza por uma constante purificação e por uma atitude de busca.
A Bíblia nos apresenta a experiência de um povo que sente sede de Deus, busca a Sua Face, é peregrino, acredita, se revolta, fabrica ídolos... mas no trajeto de sua caminhada experimenta que Deus é o Deus da vida, da alegria, da festa...
            É um Deus do relacionamento e da intimidade.
           Um Deus LIVRE para homens livres que constroem a própria história.
            Um Deus presente na história como LIBERTADOR.
A é, pois, caminhada, movimento de abertura para o Pai, admirando-se e encantando-se com as novas descobertas e com os “mistérios” que encontra dentro da pessoa e ao seu redor.
           é viver em “terra de andanças”, “saber armar a tenda”... sair do que é nosso, da segurança, da comodidade do que é conhecido... É “entrar” numa terra nova, num mundo (interior e exterior) que se abrirá diante de nós na medida de nossa resposta.

Na aprendemos a olhar para dentro de nós; aprenderemos, então, a olhar a realidade exterior de uma maneira nova. Não apenas em nosso íntimo, mas também no exterior descobriremos a essência das coisas, o mistério da criação... O segredo íntimo e último resume-se numa palavra: Deus.                                                                                                                                          Adroaldo



Para rezar até o próximo encontro
Mateus 15,21-28

Oração pessoal: louvar, agradecer, pedir, oferecer...

Oração da comunidade

Senhor nosso Deus, que, por ser amor, quis ser Trindade, e que, por ser Trindade é, desde sempre, família; abençoa nossas famílias.
Abençoa a cada um de nós que inicia hoje essa caminhada.
Semeia em nosso coração os dons da fé, da esperança e da caridade. E que os frutos sejam abundantes na seara da nossa vida.
Ensina-nos a crer para ver. E que, vendo, tenhamos a coragem de testemunhar.
Abençoa a nossa comunidade e a cada um de nós, ensinando-nos a amar como nos amas, sem cobranças ou condições, a não ser o próprio amor. Amém!




------------------------------------------------
Eduardo Machado/outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário